terça-feira, 22 de março de 2011

Aulas com a utilização de Lousas Digitais e Carteiras Eletrônicas

ATIVIDADE 3
Cursista: Simone Corrêa de Sousa

Lousa Digital, carteiras eletrônicas e animações em 3 D

Dos sites visitados o que mais me atraiu foi o Portal do Professor, por oferecer diversos subsídios para serem utilizados no contexto escolar. Pesquisei o link Jornal do Professor e me surpreendi com o que encontrei.
Das matérias exibidas pelo Jornal gostei muito de uma que fala sobre a experiência de Pelotas (RS) sobre lousas digitais e carteiras eletrônicas com acesso à internet.
Na reportagem eles explicam que a lousa digital possui um software em três dimensões e no momento da aula o professor vai clicando e as imagens vão aparecendo em dimensões 3D o que facilita o entendimento do aluno e ao mesmo tempo atrai a atenção dos mesmos através das imagens e efeitos visuais.                                  
Uma célula bacteriana, por exemplo, é visualizada com todas as suas características algo que seria quase impossível numa aula expositiva sem a utilização desse recurso.                                                           .                            
A experiência das carteiras eletrônicas está sendo desenvolvida em Ribeirão Preto e foram apelidadas de Lap Tup-niquim, pois, o computador é acoplado nas carteiras e acabam se tornando com a aparência de um lap top. Com a utilização das carteiras eletrônicas há a diminuição da uso de lápis e caderno, os alunos interagem mais, socializam mais e produzem mais, entretanto, de modo bem virtual.
Vale ressaltar que já existem 200 escolas privadas e 30 públicas que utilizam esses recursos de última geração e a grande novidade é que em breve esse software será oferecido gratuitamente na forma de software livre o que oportunizará a utilização desses recursos em larga escala.
Acredito que será uma grande evolução nas nossas salas de aulas ,pois, os alunos estão sedentos de novas tecnologias, não há dúvidas de que as tecnologias sendo utilizadas como recurso pedagógico tem um valor determinante na aprendizagem.



Simone Corrêa de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário