quarta-feira, 16 de março de 2011

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Interlocutora: Mônica Rocha
Cursista: Simone Corrêa de Sousa

No que tange a pergunta inicial: Quem sou eu como professor e aprendiz, acredito que a grande tarefa do professor é justamente se colocar como aprendiz em tempo integral para que sua prática pedagógica possa ser aperfeiçoada diariamente e contemplar as demandas existentes.
É sabido que muitos profissionais da educação não estão conseguindo acompanhar todos esses avanços, com isso têm ficado à margem do mundo digital. Nesse sentido, os cursos de formação continuada devem proporcionar essa aproximação entre o professor e as novas demandas tecnológicas.
Conforme define SALGADO(2003) a identidade do professor está pautada em três pilares:
(...) podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é simultaneamente:
a)                             um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele;

b)                             um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação;


c)                             um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade.

Ser professor nos dias atuais com certeza não é uma tarefa fácil, a sociedade mudou, o mundo mudou e o professor necessita estar “antenado” a todas essas mudanças. A sociedade se tornou mais complexa, pois, com tantas demandas advindas pela globalização exige-se mais de todas as pessoas. Por conseguinte o professor necessita estar, pesquisando e refletindo sobre sua práxis pedagógica, sobretudo, atualizando-se e inserindo-se no contexto tecnológico.

Simone Corrêa de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário